Genética e Características Visuais Herdadas em Paralives

User avatar
Angel
Site Admin
Posts: 53
Joined: Thu Jan 08, 2026 10:35 pm
Answers: 0

Genética e Características Visuais Herdadas em Paralives

Post by Angel »

Genética e Características Visuais Herdadas em Paralives

Alex Massé — Criador
8 de agosto de 2025

Feliz sexta-feira, Anna aqui!

Hoje vou falar sobre o sistema de genética em Paralives, algo em que trabalhamos há muito tempo (desde 2020… o tempo passa rápido!). Recentemente, estou revisando todo o sistema para fazê-lo funcionar com todas as atualizações do Paramaker desde então e para integrá-lo na jogabilidade de gravidez. Uma oportunidade perfeita para mostrar como funciona na prática!

Image


🧬 Tipos diferentes de características herdadas

Na vida real, nossa aparência é influenciada pelos genes que recebemos dos nossos pais e por muitos fatores ambientais. Não se preocupe se você não lembra da biologia sobre genes dominantes e recessivos — não haverá prova!

Nosso desafio em Paralives foi criar um sistema que permita aos jogadores reconhecer de forma razoavelmente realista certas características passadas por gerações de Paras, sem precisar aplicar regras genéticas complexas. Deve parecer crível, com alguns detalhes divertidos (para quem lembra dos quadrados de Punnett 👀), mas ainda assim leve e consistente com a personalização do personagem.

Usamos diferentes regras de herança dependendo do tipo de característica, focando apenas nas características visuais. Vamos conferir!

Image

1. Características faciais: Direto de um dos pais

Nosso objetivo com características faciais herdadas é simples e muito menos complexo que a genética real. Queremos que o jogador possa dizer:
“Eles têm o nariz da mãe!” ou “Eles têm a mandíbula do pai!”.

Como funciona:
Para cada característica facial (como nariz, queixo, etc.), a criança herda todos os sliders relevantes de um dos pais, escolhido aleatoriamente. Por exemplo: o nariz da mãe, as bochechas do pai. Isso mantém a coerência geral e evita combinações estranhas de sliders que poderiam gerar resultados feios ou extremos.

Aqui está nosso casal favorito do trailer com seus dois filhos, criado com as ferramentas de genética do Paramaker. Não são fofos?

Image

2. Altura: Parcialmente dos pais, em grande parte aleatória

A variação de altura é um elemento central em Paralives. Desde o início do desenvolvimento, tentamos implementar isso. Diferentes alturas tornam os personagens únicos e o mundo diverso e vivo.

Objetivo: Mostrar a herança da altura, mas também adicionar variação para que filhos dos mesmos pais não tenham exatamente a mesma altura. Assim, o jogador pode pensar:
“Nesta família há genes gigantes!” ou “Esta criança cresceu mais que os dois pais!”

Como funciona:
Dividimos a altura em três categorias: baixa, média e alta, com diferentes intervalos dependendo do sexo do Para (como nas estatísticas reais). Ao gerar uma criança, uma categoria de altura de um dos pais é escolhida aleatoriamente, e dentro desse intervalo é atribuída uma altura exata. Assim, um Para pode ser “alto como a mãe”, sem ter exatamente a mesma altura.

Observação: No Paramaker você pode criar uma criança de dois pais do mesmo sexo, mas na jogabilidade o casal parental é sempre composto por um Para que pode engravidar e outro que pode impregnar (ajustável por personagem).

3. Cor dos olhos, cor da pele, cor e textura do cabelo, sardas: Genes dominantes e recessivos

Para essas características, quisemos construir um sistema mais complexo que refletisse modelos simplificados de dominância/recessividade. Essas são as únicas características que podem pular uma geração.

Como funciona:
Criamos um sistema simples de genes e alelos. Algumas características são dominantes (uma cópia do gene basta, ex.: olhos castanhos), outras são recessivas (necessário ter dois alelos correspondentes, ex.: olhos azuis). Para tipo de cabelo, temos quatro alelos: liso, ondulado, cacheado ou crespo; crespo é dominante, liso é recessivo.

Exemplo: Um Para recebe um alelo cacheado da mãe e um ondulado do pai → o Para terá cabelo cacheado (aleatoriamente escolhido entre nossos estilos de cachos). O gene ondulado recessivo pode reaparecer em seu filho.
Join us on Discord

Return to “Inicie uma família em Paralives 👩‍❤️‍💋‍👨👫👶”