Condições de Trabalho

User avatar
Angel
Site Admin
Posts: 53
Joined: Thu Jan 08, 2026 10:35 pm
Answers: 0

Condições de Trabalho

Post by Angel »

Condições de Trabalho

Organização

Ao longo do tempo, os Paradevs se especializaram em determinados aspectos do jogo. Por exemplo, Anna trabalhou extensivamente na genética de Paralives (possivelmente devido à sua experiência prévia em bioinformática[10]) e geralmente é a pessoa responsável quando uma postagem no Patreon aborda esse tema ou em Dev Chats. Da mesma forma, Chloé é o membro da equipe que publica atualizações e responde perguntas sobre a cidade.

Além disso, em grande parte devido ao pequeno tamanho da equipe, os Paradevs podem assumir tarefas que fogem um pouco de suas funções oficiais, como Alejandro, que às vezes participa de livestreams do Paratreon. Por fim, os Paradevs também podem trabalhar em projetos paralelos próprios durante a Hackweek anual.

Em uma vaga publicada em 2025, consta que os funcionários da Paralives Studio seguem uma semana de trabalho de 35 horas (remuneradas como 40 horas), têm dias de doença pagos e desfrutam de 5 semanas de férias por ano, sendo 2 delas durante as férias de inverno[11].



Escritório

Na fase inicial de desenvolvimento, os Paradevs trabalhavam de casa. Essa situação durou mais do que o planejado devido à pandemia de COVID-19, que obrigou todos a trabalharem remotamente; isso também impediu que Léa se mudasse da França para o Canadá para se juntar fisicamente à equipe[12].

Em setembro de 2021, todos os Paradevs mudaram-se para seu novo escritório[13], próximo à estação de metrô Lionel-Groulx em Montreal, Canadá. No entanto, os Paradevs só são obrigados a estar no escritório um dia por semana, podendo escolher como alternam entre trabalho no escritório e em casa[11].

Ocasionalmente, fotos foram usadas para mostrar partes desse escritório (incluindo a mostrada no topo desta página). Os Paradevs também criaram seu “escritório dos sonhos”, exibido em uma postagem no Patreon e em um vídeo público para demonstrar as possibilidades do Modo Construção[14].



Finanças

Veja também: Paratreon.

A Paralives Studio depende inteiramente do Patreon para financiamento; ao longo dos anos, marcos de contribuições frequentemente determinaram quando um novo membro da equipe era contratado.

Os salários são definidos com base nesse financiamento e compartilhados com os outros funcionários; há também aumentos anuais, e os funcionários possuem participação em vendas futuras do jogo[11]:
• Na Paralives, para transparência entre os membros da equipe, os salários são públicos e definidos de acordo com os anos de experiência em tempo integral. Estágios e trabalhos em meio período podem contar parcialmente como experiência, se diretamente relacionados à função. Seu salário aumenta a cada ano de acordo com essa escala.
⭐ Os salários são aumentados após o lançamento do jogo se as metas de vendas forem atingidas
⭐ Além do salário, há um programa de divisão de lucros para funcionários, que deve gerar bônus significativos após o lançamento do jogo



Bem-estar dos funcionários

No início de 2022, as Weekly Dev Chats começaram a registrar sistematicamente perguntas sobre preferências pessoais, acontecimentos recentes e o bem-estar dos Paradevs. Os Patrons perguntavam frequentemente como os membros da equipe estavam, o que haviam realizado (pessoal ou profissionalmente) na semana anterior, quais eram seus hobbies ou atividades favoritas e questões semelhantes. Como essas Dev Chats se tornavam públicas algumas semanas depois, respostas sobre o bem-estar dos Paradevs, inclusive no trabalho, eram frequentemente compartilhadas[15].

Após o adiamento do lançamento do Early Access em novembro de 2025, vários funcionários declararam em uma Dev Chat que, segundo eles, haviam trabalhado especialmente duro nas semanas que antecederam a data de lançamento planejada para 8 de dezembro de 2025. Andrei, por exemplo, revelou que se sobrecarregou e ficou aliviado ao saber que a equipe teria mais 6 meses para melhorar o jogo e corrigir bugs; Chloé admitiu que inicialmente não tinha planos para as férias, por medo de um “burn-out” após o Early Access, e Gab cancelou todos os planos e agora aguardava algo de última hora com a família durante as férias de inverno. A impressão geral indicava uma situação de estresse e possível exaustão, aliviada pelo adiamento anunciado[16].

Essas declarações indicam que, embora geralmente não haja uma cultura de “crunch”, os funcionários da Paralives Studio às vezes correm riscos e ocasionalmente trabalham em detrimento de seu bem-estar mental e/ou físico.

Com o fim das Dev Chats no final de 2025, não há mais encontros semanais para a comunidade fazer perguntas e acompanhar o bem-estar dos Paradevs.

Image
Join us on Discord

Return to “lista de dados 🇨🇦”